Estações de Trem do Grande Recife
Estações de Trem do Grande Recife, esses dados contém o nome das estações, os pontos georreferenciados e as linhas em operação
Histórico Atualmente, o CBTU/STU REC é uma empresa operadora de transporte urbano sobre trilhos inserida no Sistema de Transportes Públicos de Passageiros – STPP, da Região Metropolitana do Recife - RMR.
A decisão de implantar o metrô do Recife foi tomada pelo Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, que criou, em setembro de 1982, o consórcio METROREC, constituído pela Rede Ferroviária Federal S/A - RFFSA e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos – EBTU (hoje extinta). Esse consórcio deu início a construção do metrô, em janeiro de 1983.
Em fevereiro de 1984, foi criada a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, com o intuito de gerenciar o transporte público de passageiros sobre trilhos, que antes era de responsabilidade da RFFSA, ficando essa última, apenas com a gestão do transporte de cargas. A CBTU, empresa do Governo Federal, está vinculada atualmente ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
Em janeiro de 1985, a CBTU absorveu a Superintendência de Trens Urbanos do Recife – STU/REC e em janeiro de 1988, através dessa Superintendência de Trens Urbanos, passou a gerenciar, também, o trem de subúrbio do Recife, hoje em funcionamento com dois ramais, Cajueiro Seco - Cabo e Cajueiro Seco - Curado. Antes transportados pelas locomotivas diesel-elétricas, os passageiros dessas linhas puderam ter um maior nível de conforto, velocidade e segurança após o início da operação dos Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), em 2012.
Em março de 1998 tiveram início as obras da primeira expansão do Metrô do Recife. De 20,2 quilômetros, a via foi praticamente duplicada, passando para os 39 quilômetros atuais. O novo destino era a Zona Sul. Além disso, na Linha Centro, a via também foi ampliada, no trecho Rodoviária - Camaragibe. A inauguração da Estação Camaragibe ocorreu em 26 de dezembro de 2012. Dois anos mais tarde, em 2014, mais uma estação foi incluída no trecho, a de Cosme e Damião, próxima ao estádio da Arena de Pernambuco.
Para a Linha Sul, as estações Recife e Joana Bezerra foram duplicadas e a CBTU construiu mais dez estações: Largo da Paz, Imbiribeira, Antônio Falcão, Shopping, Tancredo Neves, Aeroporto, Porta Larga, Monte dos Guararapes, Prazeres e Cajueiro Seco. Na época, para atender a nova linha, todo o sistema passou por uma ampliação e modernização. A frota, até então de 25 trens, passou por uma revisão completa e foi climatizada. Em 2012, a CBTU Recife recebeu o primeiro trem da aquisição de 15 veículos. A rota passou a contar com 40 trens. fonte: https://www.cbtu.gov.br/index.php/pt/sistemas-cbtu/recife
Informació addicional
| Camp | Valor |
|---|---|
| Última actualització de les dades | 2 de març del 2026 |
| Última actualització de les metadades | 2 de març del 2026 |
| Creat | 2 de març del 2026 |
| Format | GeoJSON |
| Llicència | Open Data Commons Open Database License (ODbL) |
| Datastore active | False |
| Has views | True |
| Id | c029fbdd-8b62-4308-bf73-27de9a931554 |
| Mimetype | application/geo+json |
| Package id | 9a4d7113-f4e0-448f-b62f-05cd2fab5c1d |
| Position | 0 |
| Resource type | file.upload |
| Size | 11,6 KiB |
| State | active |
| Url type | upload |