Campanha de Vacinação contra a Influenza 2021

Contém os locais de vacinação que funcionarão no período de campanha de vacinação contra a Influenza em 2021.

Os usuários devem levar um documento de identificação, a carteira de vacinação e apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização, se existirem e for o caso. Se vacinado contra COVID-19, levar cartão de comprovação. Em caso de dúvidas ligue para a Ouvidoria Municipal de Saúde 0800 281 1674.

O Programa de Imunização do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. A Secretaria de Saúde do Recife esclarece que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas sim contra os três tipos de vírus que mais circularam no hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Apesar disso, a imunização contra Influenza torna-se ainda mais importante neste período de pandemia de Covid-19 porque pode auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico de covid, uma vez que os sintomas das duas doenças são parecidos, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), este ano, está dividida em três etapas. A primeira delas, por orientação do Ministério da Saúde, é dividida em duas partes, que tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Estes últimos estão contemplados no segundo momento.

A segunda etapa tem início no dia 11 de maio e segue até 8 de junho, quando é a vez de vacinar idosos com 60 anos e professores. Já no período de 9 de junho a 9 de julho, são imunizadas as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. É importante destacar que, mesmo com o início de uma nova etapa, as pessoas incluídas nos grupos anteriores podem continuar recebendo a vacina da mesma forma.

A estratégia da Prefeitura do Recife é descentralizar os locais de vacinação, para não gerar aglomerações, por isso, a imunização acontece em 153 unidades da Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e em mais três parques da cidade que funcionam também nos fins de semana. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, enquanto a vacinação nos parques (Sítio Trindade, em Casa Amarela; Parque 13 de maio, na Boa Vista; e Parque Dona Lindu, em Boa Viagem) acontece de domingo a domingo, sendo das 8h às 17h nos dias úteis e das 7h às 19h nos fins de semana. A lista completa com os locais de vacinação está disponível aqui.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte Secretaria de Saúde
Autor Secretaria de Saúde
Mantenedor EMPREL
Versão 1.0
Última Atualização 29 de Abril de 2021, 16:57 (BRT)
Criado 11 de Abril de 2021, 23:10 (BRT)
Fonte http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#saude
Frequência de atualização mensal
comments powered by Disqus