Centro Comunitário da Paz - COMPAZ

O Centro Comunitário da Paz - Compaz foi concebido sob a ideia de difundir a Cultura de Paz com o objetivo de garantir inclusão social e o fortalecimento comunitário. Baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e também de outras fontes de espaços de cidadania, o Compaz possui duas unidades no Recife. Conhecidos como Fábricas de Cidadania, os equipamentos se destacam pela estrutura e pela quantidade de serviços e atendimentos que oferecem. A primeira unidade foi inaugurada em março de 2016, no bairro do Alto Santa Terezinha, Zona Norte da cidade. O Compaz Governador Eduardo Campos oferece diversos atendimentos e atividades esportivas, com destaque para o Dojô (espaço de artes marciais) que oferece Jiu jitsu, Judô, Taekwondo, Aikido, Luta Olímpica, Submission e Capoeira. Mais de 800 jovens praticam uma das sete modalidades nos 225 m² do Dojô.

Em março de 2017, a segunda unidade foi entregue à população no bairro do Cordeiro: o Compaz Escritor Ariano Suassuna. O equipamento oferece espaços para resolver pendências de documentação, tomar orientações sobre direito do consumidor, mediar conflitos e informações sobre assistência social. Entre os destaques da unidade da zona oeste está o Ateliê Compaz, cujo foco é capacitar os participantes para geração de renda. As duas quadras de tênis e a rampa de skate também são outros diferenciais do espaço.

Em ambas as unidades, as bibliotecas são o carro-chefe. A Biblioteca Afrânio Godoy (850m² |Alto Santa Terezinha) e a Jornalista Carlos Percol (500m² | Cordeiro) trabalham uma nova dinâmica de conhecimento e cidadania para a cidade. A ideia é aproximar os jovens que perderam interesse por esses espaços, por meio de atividades lúdicas nas comunidades nas quais pertencem.

As duas bibliotecas possuem computadores com acesso à internet, wifi, salas de estudo e espaço infantil, com dois artes educadores em cada. Entre as atividades, contação de histórias; apresentações teatrais, musicais, circenses e literárias; rodas de diálogos com temáticas de combate às drogas, racismo, homofobia, violência contra mulheres. Confecção e lançamento de livros, cine debates, atividades manuais, com música e brincadeiras populares, além de colônia de férias nos meses de recesso escolar.

Os dois Centros Comunitários pela Paz também têm em comum o sucesso da piscina. Crianças, jovens e idosos aproveitam as aulas de natação ou hidroginástica para aprenderem a nadar ou se exercitar.

Para participar das atividades e cursos dos Compaz é preciso realizar cadastro. Qualquer cidadão pode fazer o registro. Para isso, basta levar RG ou certidão de nascimento mais comprovante de residência até uma das unidades.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Mantenedor Emprel
Última Atualização 10 de Janeiro de 2022, 16:39 (BRT)
Criado 6 de Fevereiro de 2019, 16:11 (BRT)
Categoria http://vocab.e.gov.br/id/governo#cidadania
Fonte Secretaria de Segurança Urbana
Frequência de atualização Anual
comments powered by Disqus