Hacker Cidadão - IoT e Dados Abertos

A Internet das coisas é o conjunto de dispositivos físicos que estão conectados digitalmente, podendo traduzir propriedades físicas em dados digitais, que podem ser enviados de qualquer lugar e processados em tempo real. Os Dados Abertos, informações extremamente úteis, contam uma história valiosa do passado da Cidade. Os dados coletados por sensores podem ser informações importantes, que podem contribuir para um Recife mais inteligente no futuro.

Pensando assim lançamos o Desafio Hacker Cidadão 4ª Edição –Internet das Coisas e Dados Abertos.

Nessa 4 edição o Hacker Cidadão disponibilizará um conjunto de sensores que irão transmitir dados em tempo real. São sensores de ultrassom, temperatura, luminosidade, umidade, qualidade do ar, pressão entre outros que estão aespera de suasideias para o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para o Recife.

Além de desenvolvedores, essa edição do evento convida especialistas de outras áreas como arquitetos, engenheiros, designers etc, contribuindo com uma outra visão sobre a cidade, agregando novos conhecimentos e ajudando a formar novas soluções em conjunto com o uso de tecnologia.

Assim, contando com as equipes interdisciplinares que serão formadas durante a primeira fase do evento teremos 24 horas para cumprir o desafio de criar novas soluções para a nossa cidade Recife.

As equipes poderão optar por desenvolver seus próprios protótipos para uso nas suas soluções, ou consumir os dados que serão disponibilizados pelos mais de 10 sensores que foram construídos e estarão disponíveis para testes por todas as equipes durante o evento. Os dados abertos podem ser consumidos pelo portal dos dados abertos.

O evento ocorrerá em duas etapas:

1ª Etapa
Maratona de 24 horas
Data: dias 13 e 14 de Agosto (começando e terminando ao meio dia)
Local: Auditório da Emprel
60 participantes - 12 Equipes multidisciplinares
12 Sensores disponíveis - Dados publicados em tempo real
Final - 5 Equipes
FABLAB - Protipação
As equipes finalistas terão até o dia 19 de Agosto para evoluirem suas aplicações e poderão, caso desejem, utilizar o espaço do FABLAB Recife para protótipar seus projetos.
2º Etapa
Maratona das equipes finalistas
Dias 20 e 21 de Agosto
Local: Campus Party Weekend Recife na Chevrollet Hall
Premiação dos vencedores

Para realizar a inscrição, vá para o site do Hacker Cidadão - IoT e Dados Abertos.