Centro Comunitário da Paz - COMPAZ

O Centro Comunitário da Paz - Compaz foi concebido sob a ideia de difundir a Cultura de Paz com o objetivo de garantir inclusão social e o fortalecimento comunitário. Baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e também de outras fontes de espaços de cidadania, o Compaz possui duas unidades no Recife. Conhecidos como Fábricas de Cidadania, os equipamentos se destacam pela estrutura e pela quantidade de serviços e atendimentos que oferecem. A primeira unidade foi inaugurada em março de 2016, no bairro do Alto Santa Terezinha, Zona Norte da cidade. O Compaz Governador Eduardo Campos oferece diversos atendimentos e atividades esportivas, com destaque para o Dojô (espaço de artes marciais) que oferece Jiu jitsu, Judô, Taekwondo, Aikido, Luta Olímpica, Submission e Capoeira. Mais de 800 jovens praticam uma das sete modalidades nos 225 m² do Dojô.

Em março de 2017, a segunda unidade foi entregue à população no bairro do Cordeiro: o Compaz Escritor Ariano Suassuna. O equipamento oferece espaços para resolver pendências de documentação, tomar orientações sobre direito do consumidor, mediar conflitos e informações sobre assistência social. Entre os destaques da unidade da zona oeste está o Ateliê Compaz, cujo foco é capacitar os participantes para geração de renda. As duas quadras de tênis e a rampa de skate também são outros diferenciais do espaço.

Em ambas as unidades, as bibliotecas são o carro-chefe. A Biblioteca Afrânio Godoy (850m² |Alto Santa Terezinha) e a Jornalista Carlos Percol (500m² | Cordeiro) trabalham uma nova dinâmica de conhecimento e cidadania para a cidade. A ideia é aproximar os jovens que perderam interesse por esses espaços, por meio de atividades lúdicas nas comunidades nas quais pertencem.

As duas bibliotecas possuem computadores com acesso à internet, wifi, salas de estudo e espaço infantil, com dois artes educadores em cada. Entre as atividades, contação de histórias; apresentações teatrais, musicais, circenses e literárias; rodas de diálogos com temáticas de combate às drogas, racismo, homofobia, violência contra mulheres. Confecção e lançamento de livros, cine debates, atividades manuais, com música e brincadeiras populares, além de colônia de férias nos meses de recesso escolar.

Os dois Centros Comunitários pela Paz também têm em comum o sucesso da piscina. Crianças, jovens e idosos aproveitam as aulas de natação ou hidroginástica para aprenderem a nadar ou se exercitar.

Para participar das atividades e cursos dos Compaz é preciso realizar cadastro. Qualquer cidadão pode fazer o registro. Para isso, basta levar RG ou certidão de nascimento mais comprovante de residência até uma das unidades.

Data and Resources

Additional Info

Field Value
Maintainer Emprel
Last Updated January 10, 2022, 16:39 (BRT)
Created February 6, 2019, 16:11 (BRT)
Categoria http://vocab.e.gov.br/id/governo#cidadania
Fonte Secretaria de Segurança Urbana
Frequência de atualização Anual