Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

É responsável pela gestão da política ambiental do município, realizando atividades como licenciamento, fiscalização, fomento da educação ambiental, preservação das Unidades de Conservação da Natureza (UCN) e dos Imóveis de Proteção de Áreas Verdes (IPAVs), além do tombamento de árvores. Frente aos anseios da sociedade e ao cenário mundial de desenvolvimento com equilíbrio ecológico, atua hoje de forma integrada às demais secretarias e órgãos municipais, buscando inserir o componente de sustentabilidade nas ações de planejamento e na execução de serviços da Prefeitura do Recife.

Suas atividades são realizadas através de três secretarias-executivas: Controle Ambiental, Sustentabilidade e Unidades Protegidas. A primeira tem entre as suas atribuições licenciar e fiscalizar os diversos empreendimentos públicos e privados na cidade, além de atender a denúncias de infrações previstas no Código Municipal de Meio Ambiente (Lei nº 16.243/96) e definir os Projetos de Revitalização de Áreas Verdes (PRAVs).

Desenvolver políticas de baixo carbono e atividades de educação ambiental é a tarefa da Secretaria Executiva de Sustentabilidade. Já a Secretaria Executiva de Unidades Protegidas faz o acompanhamento das UCNs (parques naturais, matas, margens de cursos de água, etc) e dos IPAVs (imóveis preservados em razão da vegetação que abriga). Aqui, também são identificadas e tombadas árvores raras, com características especiais, ou que possuem importância histórica para cidade.